terça-feira, 17 de abril de 2012
O que são os Orixás e Guias
Os Orixás são as forças que administram o terreiro, eles também representam forças da natureza como o Ar, a Água, o Fogo... Existem 7 principais forças na Umbanda, 7 Orixás principais que constituem a energia da Umbanda (E sim, existem mais de 7 Orixás), Zambi o Criador criou os Orixás para administrarem o nosso planeta (Segundo a Umbanda), abaixo dos Orixás existem o guias que são os que trabalham em prol da Umbanda recebendo ordem dos Orixás, abaixo dos guias estão os Pais de Santo, a Umbanda funciona numa hierarquia cósmica.
Os 7 Orixás principais:
Oxalá: O Orixá Oxalá representa a Paz, a serenidade, é uma entidade pacificadora, possui a atmosfera, o céu como Reino, segundo a Umbanda, Oxalá é o Criador do mundo e da espécie humana, sua cor é o branco, e sua saudação é " ÊPA BÀBÁ". O sincretismos deste Orixá é Jesus Cristo e/ou Senhor do Bonfim.
Iemanjá: A Orixá Iemanjá representa o amor maternal, possui o Mar, a água salgada como seu Reino, sua saudação é "ODOYA". Suas cores são Azul e Branco. O seu sincretismos é Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Glória.
Ogum: O Orixá Ogum representa a Batalha, a capacidade de lutar, possui as estradas, os caminhos como Reino, sua saudação é: " OGUNHÊ PATACURÍ". Suas cores são o Vermelho e Branco (predomina-se o vermelho). Sincretizado com São jorge.
Yansã: A Orixá Yansã representa a força feminina, possui os ventos e tempestades como Reino, sua cor é Amarelo Escuro, a sua saudação é: " EPARREI OYÁ". Sincretiza com Santa Bárbara.
Oxóssi: O Orixá Oxóssi representa a fertilidade, possui as matas e florestas como Reino, sua cor é Azul e Verde, a sua saudação é: " OKÊ ARÔ". Sincretiza com São Sebastião"
Oxum: A Orixá Oxum representa a Beleza e a Fartura, possui as águas doces como Reino, sua cor é Amarelo e sua saudação é " ORA IÊ IÊ Ô". Sincretiza com Nossa Senhora de Aparecida.
Xangô: O Orixá Xangô representa a justiça, possui as pedreiras como Reino, sua cor é o Marrom, e a sua saudação é: " CAÔ CABECILÊ". Sincretiza com São jerônimo.
Guias: Os Guias são entidades que trabalham seguindo ordens dos Orixás, são trabalhadores incansáveis dentro do terreiro, eles são os responsáveis por diversos trabalhos e vibrações energéticas, cada guia trabalha dentro de uma vibração de determinado Orixá, mas existem os que trabalhem em mais de uma linha energética, são seres que já desencarnaram e entraram para a Umbanda com o intuito de evoluir ajudando na evolução do terreiro, com sustentação espiritual. Os Guias trabalham através do médium (que na Umbanda é chamado de cavalo pelo ato da entidade "montar" e dirigir o corpo do do médium assim como alguém que anda À cavalo faz) e realizam seus deveres dando orientações, curas, realizando trabalhos de contra-magia entre outras atividades. Quando incorporados cada entidade possui sua personalidade própria, podendo assim beber, cantar e dançar. Principais guias:
Exú/Pomba Gira;
Preto Velho;
Caboclo;
Boiadeiro;
Marinheiro;
Baiano;
Zé Pelintra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário